PNRS
CURSO DE ENGERNHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AMBIENTAL
Política Nacional de Resíduos Sólidos – O impacto da nova lei contra o Aquecimento Global
ALUNO:JÉSSICA PACHECO DA SILVA
PROFESSORA: KATIA DE QUADROS WILBERG
CANOAS, 24/06/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil tem grande impacto na redução da emissão dos gases de efeito estufa, isto devido ás varias frentes nela prevista, como educação e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos que estimulam a não geração, a reciclagem e a disposição final ambientalmente adequada de todos os rejeitos.
A principal cauda do efeito estufa na disposição final incorreta de rejeitos é a principal biodegradação dos resíduos sólidos orgânicos em condições anaeróbicas. Na biodegradação em aterros há a produção de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e o metano. O metano é um dos maiores problemas na gestão de aterros ao longo da sua vida útil, por ter riscos de explosão e incêndio.
Este artigo trata então da biodegradação de resíduos soídos orgânicos e o impacto gerado nas mudanças climáticas por consequência o efeitos estufa, e propõe ideias de como reduzir este impacto com a implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, diminuindo as perdas pelo consumo sustentável com a menor geração de volume de resíduos biodegradáveis, destinando estes materiais para a reciclagem e acabando com os lixões e aterros controlados pela construção de aterros sanitários com uma infra-instrutura adequada.
Este trabalho foi desenvolvido como parte do processo avaliativo da disciplina de Introdução a Engenharia Ambiental, devido à afinidade como o assunto escolhido, o impacto do efeito estufa no ambiente com a distribuição incorreta dos resíduos sólidos.
2. OBJETIVO
O artigo é a Política Nacional de Resíduos Sólidos – O impacto da nova lei