Pneus inserviveis
Curso de Ciências Contábeis – 5ª Fase
Disciplina: Gestão Estratégica de Negócios
Professora: Débora Raquel Neuenfeld
Acadêmicos: Gabriella Pontel, Jéssica Ramos e Rafael Tadeu Vieira
A escola cultural: A Formação de Estratégia como um processo Coletivo
A cultura organizacional é o espelho da empresa, esta é formada por um conjunto de indivíduos que possuem interesses comuns.
A escola cultural se preocupa com a influência que a cultura exerce sobre a manutenção da estabilidade estratégica, há casos em que a resistência a mudanças estratégicas são grandes. A idéia de cultura já é antiga e existem diversos campos de estudo sobre seu conceito, para a antropologia é o conceito central.
De acordo com a antropologia a cultura está presente no nosso dia-a-dia, seja na maneira pelo qual nos comunicamos, nos vestimos, nossas crenças, valores, etc., porém ela é única a cada pessoa ou cada organização, pois cada um faz do seu jeito, por determinados motivos e é isso que diferencia uma organização de outra, um país de outro...
A cultura da organização pode ser estudada por uma pessoa que faça parte da mesma ou não. O primeiro não se baseia na lógica abstrata universal e sim numa interpretação mais subjetiva. Já no segundo é objetivo e observa as razões e os motivos pelos quais as pessoas fazem determinada tarefa ou como se comportam.
Na administração a estratégia começou primeiro com a visão subjetiva da cultura, diferentemente da antropologia que começou com a visão objetiva.
A Natureza da Cultura
A cultura é constituída de interpretações do mundo e das atividades e artefatos que refletem as mesmas, onde são compartilhadas coletivamente no processo social.
Associa-se cultura organizacional com cognição coletiva, ou seja, os indivíduos adquirem conhecimento no convívio com as pessoas.
Quanto mais enraizada a cultura, mais a organização irá ser fechada nas suas interpretações e atividades, onde para as pessoas que