Meu trabalho
Texto para responder às questões 01 e 02.
ENTREVISTA COM MICHAEL SERMER
Repórter: Como o senhor justifica a vantagem do pensamento cientifico sobre o obscurantismo? MS – A ciência é o único campo do conhecimento humano com características progressista. Não digo isso tomando o termo progresso arte, por exemplo. Os artistas não melhoram o estilo de seus antecessores, eles simplesmente o mudam. Na religião, padres, rabinos e pastores não pretendem melhorar as pregações de seus mestres. Eles as imitam, interpretam e repetem aos discípulos. Astrólogos, médiuns e místicos não corrigem os erros de seus predecessores, eles os perpetuam. A ciência, não. Tem características de autocorreção que operam como a seleção natural. Para avançar, a ciência se livra dos erros e teórias obsoletas com enorme facilidade. Com a natureza, é capaz de preservar os ganhos e erradicar os erros para continuar a existir.
(Diretor da ONG contra supertições – Veja, nº 1733)
1º) Em termos argumentativos, pode-se dizer que:
a) a argumentação apresentada por MS se apóia em testemunha de autoridade. b) a tese apresentada está explícita em “ a ciência se livra dos erros e teorias obsoletas com enorme facilidade”. c) o público-alvo a ser convencido é o conjunto de pessoas ligadas de uma maneira ou outra, ao obscurantismo. d) os argumentos apresentados na defesa da tese se fundamentam ora na intimidação ora na persuasão. e) por ser caráter cientifico, a subjetividade do argumentador é completamente desprezada na argumentação.
2º) O segmento do texto que se volta para a própria contrução do texto é:
a) “Não digo isso tomando o termo progresso como coisa boa, mas sim como um fato.” b) “O mesmo não ocorre na arte, por exemplo.” c) “Na religião, padres, rabinos e pastores não pretendem melhorar as pregações de seus mestres.” d) “Para avançar, a ciência se livra dos erros e teorias obsoletas