Uso de pneus inservíveis em concreto
CATÓLICA DE
BRASÍLIA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DISCIPLINA PROJETO I
Curso de Engenharia Civil
Uso de pneus inservíveis em concreto
Jheisson Luiz Pereira da Silva
Sócrates Alves de Souza
Gleydson Delcho de Sousa
Tiffany Araujo Vito
Raphael Hoffman
Curso de Gradução em Engenharia Civil – Universidade Católica de Brasília
RESUMO
Nos dias atuais, há uma preocupação maior em não poluir o meio ambiente, e uma das formas de fazer isso é a reciclagem de materiais. Neste trabalho, é usado como material reciclável o pneu como agregado no concreto. O uso de partículas de pneu em um concreto não estrutural pode apresentar viabilidades aos dias de hoje, tanto por fatores sócios ambientais quanto na aplicação na engenharia civil. Por ser um material em abundância, mas infelizmente poluidor e causador de problemas de saúde pública, devido o seu descarte ser feito de forma incorreta, os estudos mostram que a utilização do material é viável em algumas aplicações da engenharia. um concreto com pneu tem um módulo de elasticidade reduzido do que em relação a um concreto convencional, tendo-se uma maior capacidade de deformação sobre uma determinada carga. Palavras-chave: Concreto, pneus, concreto com pneus.
1. INTRODUÇÄO
O aumento da população mundial e a intensa demanda de carros que os países enfrentam geram um enorme problema quanto à poluição e uma delas é o descarte de pneus velhos e inservíveis. Miranda (2006) apoiado nos dados estatísticos da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), 100 milhões de pneus inservíveis espalhados pelo país em aterros, terrenos baldios, rios e lagos, causando enormes problemas de ordem ambiental. Em dados mais recentes Deliberato (2012) afirma que existem 16 fábricas no Brasil que produziram 67,3 milhões de unidades no ano de 2010.
O pneu descartado de maneira incorreta além de provocar poluição de mananciais, destruição de redes de drenagem pluvial podem