A UTILIZAÇÃO DE PNEu na construcao civil
Adriana de Jesus São José
Prof. Antônio Freitas
Resumo: Este trabalho tem como prioridade apresentar as diversas utilizações sustentáveis do pneu inservível na construção civil, como fonte de recursos para reuso no desenvolvimento de um novo produto, que age na recuperação e conservação do meio ambiente, atuando de forma não poluente no reaproveitamento de materiais em estágio de descarte, diminuindo a ocorrência de acúmulo de pneus inservíveis em aterros sanitários e terrenos baldios. A utilização de pneus inservíveis no concreto como novo agregado trouxe este “Novo Conceito de Preservação Ambiental na Construção Civil” com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de pneus inservíveis. As diversas utilidades dos pneus inservíveis como substituição à brita em concretos, a escórias na queima para produção de cimento, entre outros.
Palavras-chave: Concreto Ecológico; Pneu; Pneus Inservíveis;
INTRODUÇÃO
A escassez de recursos naturais é o grande desafio no caminho do desenvolvimento econômico sustentável e da evolução da humanidade. Por isso, é necessário repensar quais são as alternativas para substituição desses recursos naturais, se existem outras fontes ou se as pessoas estão criando obstáculos para rever o modelo imposto pelo crescimento populacional.
Uma das aplicações para os pneus inservíveis é o seu emprego na produção de concreto.
O concreto básico é um material trabalhável, que é moldado de maneira a adquirir a forma desejada antes que desenvolva um processo de endurecimento, adquirindo resistência suficiente para resistir sozinho aos esforços que solicitam.
Em meados de 1870, grande parte do conhecimento dos fundamentos estruturais do concreto armado parecia recair nos estudos de Thaddeus Hyatt, Inglaterra. Um fabricante de grades para calçada, americano, que por causa de problemas políticos acaba sendo enviado para a França, onde toma