Pneumática
Os atuadores pneumáticos são responsáveis pela transformação da energia pneumática em energia mecânica (movimentos retilíneo, angular e rotativo).
4.1 Atuadores Pneumáticos de Movimento Retilíneo
4.1.1 Cilindro de Simples Ação
Este tipo de cilindro é acionado pelo ar comprimido apenas de um lado, realizando trabalho em um só sentido. O seu desacionamento é executado mediante a ação de uma força externa ou por uma mola interna sendo que, neste último caso, o comprimento do curso do cilindro fica limitado ao comprimento da mola.
Figura 4.1 - Representação dos Cilindros de Simples Ação.
4.1.2 Cilindro de Dupla Ação
Neste tipo de cilindro, o ar comprimido produz movimento nos dois sentidos. Teremos avanço e retomo do cilindro através da energia pneumática.
Figura 4.2 - Representação dos Cilindros de Dupla Ação.
4.1.2.1 Cilindro de Dupla Ação com Haste Passante Neste tipo de cilindro, as forças de avanço e retomo são iguais porque as faces do êmbolo apresentam a mesma área para a aplicação da pressão. Uma outra vantagem deste elemento é que a haste é melhor guiada, devido à existência de dois mancais.
Figura 4.3 - Representação do Cilindro com Haste Passante.
4.1.2.2 Cilindro de Dupla Ação com Acoplamento Magnético
Neste tipo de cilindro, o ar comprimido desloca, em ambos os sentidos, um êmbolo magnético interno cilíndrico. Externamente à camisa do cilindro, um cursor magnético acompanha o movimento do êmbolo interno através do acoplamento magnético.
Figura 4.4 - Representação do Cilindro com Acoplamento Magnético.
4.1.2.3 Cilindro de Dupla Ação com Haste Passante Neste tipo de cilindro, as forças de avanço e retomo são iguais porque as faces do êmbolo apresentam a mesma área para a aplicação da pressão. Uma outra vantagem deste elemento é que a