Pneumática
O ar comprimido vem encontrando vem encontrado cada vez mais meio de aplicações nas indústrias.
A história mostra que a 2000 anos atrás técnicos construíram máquinas pneumáticas produzindo energia por meio de um pistão.Como instrumento de trabalho usava um cilindro de madeira envolvido por um êmbolo.
Vantagens do sistema pneumático * Investimento relativamente pequeno. * Aumento da produtividade e um menor custo operacional. * São de fácil manutenção e apresenta maior robustez no campo operacional, insensíveis a vibrações e golpes. * Facilidade de implantação. * Simplicidade de manipulação,não necessitando de mão de obra especializada . * Segurança pois permite trabalho com pressões moderadas,evitando riscos de explosões ,danos ao equipamento e riscos pessoais.
Desvantagens do sistema pneumático * Limitações: Necessita de uma boa preparação para realizar atividades, remoção de impurezas ( umidade do ar) é necessário para evitar travamentos e desgaste nas partes moveis do sistema. * Projetados para ser utilizados a uma pressão máxima de 1723,6Kpa(17,263 Bar) comparada ao sistema hidráulico a pressão envolvida é pequena.
1Bar =100 000Pa
* Velocidades muito baixas é difícil de se obter com ar comprimido devido a suas propriedades físicas, nesse caso recorre-se a sistema misto(hidráulico e pneumático).
Propriedade física do ar
Apesar do ar ser insípido,inodoro e incolor ,percebemos o através do vento,assim concluímos que o ar tem existência real e concreta ocupando lugar no espaço.
* Compreensibilidade- ocupa todo o volume de qualquer recipiente possuindo seu formato. Podemos concluir que o ar pode reduzir o seu volume quando sujeito a uma força exterior. * Elasticidade- Propriedade que possibilita o ar a voltar ao seu volume inicial, uma vez extinto o feito (força) que o faz reduzir seu volume. * Difusibilidade- Propriedade que permite se misturar homogeneamente a quaisquer meio