Pneumonias
As pneumonias tornam-se responsáveis por 90% das mortes, tornando-se maior a mortalidade em indivíduos imunocomprometido, tendo como exemplo, portadores de vírus da imunodeficiência humana (HIV), fibrose cística, e aos extremos de vida, como recém-nascidos e lactentes. Representam um grave problema de saúde pública pois compreendem um grupo de enfermidades que representam a terceira causa de morte registradas no mundo.
A fisioterapia tem sido aliada ao tratamento desta patologia, na tentativa de adequar melhor conduta capaz de promover uma expectoração satisfatória.
Fisiopatologia
Normalmente o paciente apresenta uma patologia subjacente aguda ou crônica que compromete as defesas do hospedeiro. A pneumonia resulta da flora do próprio organismo cuja resistência foi alterada, ou da aspiração da flora presente na orofaringe. Com freqüência, a pneumonia afeta a ventilação e a difusão. Esta reação inflamatória pode ocorrer nos alvéolos, produzindo exsudato que interfere com a difusão;que é a passagem do ar alveolar através da membrana alvéolo-capilar.
Além da presença de leucócitos ( neutrófilos) no local onde ateriormente havia ar ocorre edema da mucosa devido ao processo inflamatório instalado, devido a isso ocorre uma oclusão parcial dos brônquios e alvéolos, com uma resultante diminuição da pressão de oxigênio alveolar. A diminuição da pressão de oxigênio alveolar gera a hipoventilação; se a ventilação alveolar é baixa pode haver insuficiência de oxigênio entregue aos alvéolos a cada minuto. Isto pode causar hipoxemia