Pneumonia
Causas
A infecção do tecido pulmonar pode ser provocada por vários microrganismos, sobretudo bactérias e vírus, e com menor frequência por fungos e protozoários. Os microrganismos costumam chegar as pulmões diretamente a partir do exterior, suspensos no ar. Contudo, as pneumonias podem resultar da aspiração de secreções provenientes do aparelho digestivo, da contaminação a partir de focos infecciosos adjacentes ou por disseminação hematogénica de focos infecciosos mais distantes. Eventualmente, podem surgir como complicação no contexto de doença sistémica. Embora existam inúmeros microrganismos presentes no ar, os quais penetram constantemente nas vias respiratórias, estes são neutralizados, em condições normais, pelos mecanismos defensivos. Geralmente, os microrganismos são retidos no muco que reveste as vias respiratórias, sendo posteriormente arrastados pelos movimentos dos cílios em direção à faringe, podendo igualmente ser detectados e eliminados pelas células defensivas ali presentes. De qualquer forma, quando por alguma razão estes mecanismos defensivos se encontram debilitados ou quando s microrganismos são particularmente agressivos, a possibilidade de desenvolvimento de pneumonia aumenta. Entre as principais circunstâncias que podem favorecer o aparecimento de uma pneumonia destacam-se a infância, a velhice, a existência de infecções crónicas na boca e na faringe, o alcoolismo, o tabagismo e a bronquite crónica, as dilatações brônquicas, a desidratação, a má nutrição e os tumores dos brônquios e pulmões.
Pneumonia Lobar A forma mais frequente, tende a afetar todo o lobo pulmonar. Costuma ser de origem bacteriana e o microrganismo responsável mais comum é o pneumococo ou Streptococcus pneumoniae.
Sintomas
Os sinais e sintomas costumam surgir de forma progressiva, sendo normalmente uma complicação de um processo infeccioso viral das vias aéreas (como, por exemplo, uma gripe). A manifestação inicial mais evidente a febre, com uma subida