PNEUMONIA
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Pneumonia química: pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos.
Pneumonia por Vírus: Vírus Influenza H1N1
Pneumonia por Bactéria: Inalação da bactéria, através da respiração; Através da circulação sanguínea. Neste caso, as bactérias presentes em outro local do corpo passam para o sangue e este chega aos pulmões.
Pneumonia por Fungos: Injerido por Pão imbolorado; Poeira;
Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Sintomas da Pneumonia
Os sintomas da pneumonia são: Tosse inicialmente seca que piora e apresenta secreção; Pode haver sangue misturado com catarro; Dor no tórax; Calafrios; Febre alta; Dor de ouvido/garganta; Dificuldade respiratória (respiração curta e ofegante).
Tratamento para Pneumonia
O tratamento da pneumonia envolve antibióticos e fisioterapia respiratória.
Nos casos mais graves o indivíduo deverá ficar internado e o tempo de tratamento varia entre 14 ou 21 dias, podendo prolongar-se por mais tempo.
Os exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar secreções são boas técnicas para prevenir ou curar a pneumonia em pacientes debilitados, acamados, paralisados, inconscientes ou que apresentam uma doença que compromete o sistema imune.
O indivíduo deve permanecer de repouso,