pneumatica
Os atuadores podem ser divididos em dois grupos:
•
Atuador linear:
–
Cilindros de simples ação;
–
Cilindros de dupla ação.
•
Atuador rotativo:
–
limitados - cilindros de movimento giratorio;
_
Continuos motores
3.5.1 Atuador Linear
Convertem a ”energia fluıdica”em ”energia mecanica”na forma de forca e velocidade linear.S˜ao popularmente conhecidos por cilindros.
Figura 3.16: Atuador linear - cilindro pneum´atico - detalhes internos
28
PNEUM´ATICA
Automa¸c˜ ao Industrial
Figura 3.17: Atuador linear - cilindro pneum´atico
Os cilindros podem ser classificados:
•
Conforme o acionamento (simples açao ou dupla - ação
Figura 3.18: cilindro pneum´atico de simples a¸c˜ao e dupla a¸c˜ao.
Simbologia: a)cilindro desimples a¸c˜ ao b)cilindro de simples a¸c˜ ao com retorno por mola c)cilindro de simples a¸c˜ aocom avan¸co por mola d)cilindro de dupla a¸c˜ ao.
Cilindros de simples a¸c˜ao ou simples efeito s˜ao assim chamados porque utilizamo fluido para produzir trabalho em um ´unico sentido de movimento, no avan¸co ou noretorno.Estes cilindros possuem apenas um orif´ıcio de para entrada e sa´ıda do fluido. No lado oposto existe outro orif´ıcio que serve apenas para respiro, para impedir a formação de ¸contra pressao
.Nos cilindros de simples a¸c˜ao o retorno ´e feito geralmente por ação de uma mola. Porem o retorno pode ser tamb´em realizado por a¸c˜ao de uma for¸ca externa, a gravidade, porexemplo(ca¸camba de caminh˜ao).
Cilindros de dupla ação duplaou duplo efeito s˜ao aqueles que utilizam fluido para produzirtrabalho em ambos os sentidos: avan¸co e retorno. Estes possuem dois orif´ıcios por onde,alternadamente, entra e sai o fluido.
Figura 3.19: cilindro de