Pneumatica - compressores de ar
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo abordar um resumo explicativo sobre compressores de ar comprimido, visando esclarecer resumidamente seus tipos e classificação referente ao principio de trabalho principais componentes e suas funções, as principais considerações na escolha de um compressor, os pontos vitais da manutenção e os tipos de rede de distribuição de ar comprimido.
2 CLASSIFICAÇÃO DOS COMPRESSORES
Compressor de deslocamento positivo;
Compressor de deslocamento dinâmico.
2.1 COMPRESSOR DE DESLOCAMENTO POSITIVO
Baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é admitido em uma câmara isolada do meio exterior, onde o seu volume é gradualmente diminuído processando-se a compressão. Quando determinada pressão é atingida, provoca-se a abertura de válvulas de descarga ou, simplesmente, o ar é empurrado para o tubo de descarga durante a contínua diminuição do volume da câmara de compressão. 2.2 COMPRESSORES DE DESLOCAMENTO DINÂMICO
A elevação da pressão é obtida por meio de conversão de energia cinética em energia de pressão, durante a passagem do ar através do compressor. O ar admitido é colocado em contato com impulsores (rotor laminado) dotados de alta velocidade. Este ar é acelerado, atingindo velocidades elevadas e conseqüentemente, os impulsores transmitem energia cinética ao ar. Posteriormente, seu escoamento é retardado por meio de difusores, obrigando a uma elevação de pressão.
3 TIPOS DE COMPRESSORES