ferramentas pneumaticas
AUTOMAÇÃO
ALUNO: LEANDRO SANTANA
Nº 22
PROFESSOR: RUBENS
Pneumática na indústria mecânica.
Importância
A pneumática é amplamente utilizada na indústria mecânica devida as suas características e propriedades dentre as quais se destacam:
COMPRESSIBILIDADE : O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente que o contenha. Desse modo, ao encerrá-lo em um recipiente seu volume pode ser reduzido pela ação de uma força externa.
ELASTICIDADE : Uma vez, tido seu volume reduzido pela aplicação de uma força externa, este voltará ao volume inicial, quando a ação desta força cessar.
DIFUSIBILIDADE : O ar pode misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.
EXPANSIBILIDADE : Propriedade que possibilita o ar de ocupar totalmente o volume de qualquer recipiente, adquirindo o seu formato.
PESO: Um litro de ar, a temperatura de 0Celsius e ao nível do mar pesa aproximadamente : 1,293 gramas. Em função do peso do ar e do volume da atmosfera terrestre, todos nós sofremos a ação de uma força em todos os sentidos e direções, estando associada a uma pressão.
O ar comprimido é de suma importância para a indústria mecânica já que o uma ferramenta pneumática tem diversos benefícios em relação há uma ferramenta elétrica.
As vantagens das ferramentas pneumáticas em comparação com as ferramentas elétricas podem ser resumidas nos seguintes atributos:
• Simplicidade
• Confiabilidade operacional
• Segurança no trabalho
• Proteção contra sobrecarga
A construção e o funcionamento das ferramentas pneumáticas são muito simples em comparação com as ferramentas elétricas. Por essa razão, elas são muito robustas e não suscetíveis a falhas. Movimentos lineares podem ser criados diretamente, sem componentes mecânicos elaborados como alavancas, excêntricos, discos de cames, fusos helicoidais e similares.
Mesmo sob grandes variações de temperatura e