Determinação de Água de Cristalização do BaCl2.xH2O
IQA 239- Análise Quantitativa Experimental I / Professora Roseli
Aluna: Priscila Ribeiro Guimarães – DRE: 112044817
Grupo II: Priscila, Tarsila e Natália
Data de realização do experimento: 10/02/2014
1. Introdução Os sólidos podem conter dois tipos de água: a Essencial e a Não- Essencial ,água que apresenta relação estequiométrica com o sólido fazendo parte de sua estrutura cristalina ou molecular e a outra não, respectivamente. O cristal hidratado BaCl2.2H2O contém água de cristalização (água essencial) ,que esta ligada ao sólido mediante ligações de coordenação covalentes. Por este motivo ela pode ser eliminada facilmente pela ação do calor. A fim de quantificar a água eliminada no aquecimento, é feita a análise gravimétrica por volatilização. Esta técnica analítica baseada na medida de massa de uma substância, previamente separada dos outros constituintes da amostra, pode ser feita segundo o método direto ou indireto. No método direto o constituinte volatilizado da amostra é absorvido por um meio adequado, sendo o ganho de massa do absorvente utilizado na medida. Já o método indireto permite que a quantidade de água presente seja estipulada pela perda de massa da amostra durante o aquecimento. O método utilizado no experimento foi o indireto.
2. Objetivo Determinar o teor de hidratação do BaCl2.xH2O e compara-lo com a literatura (x= 2), usando a Gravimetria de volatilização pelo método indireto.
3. Procedimento experimental Pesou-se o pesa filtro vazio, e em seguida cerca de um grama de amostra nele (considerando a faixa dos 10%). Obteve-se, portanto, a massa do pesa filtro mais amostra. O pesa filtro entre aberto contendo a amostra foi colocado na estufa por 55 minutos à 135°C. Ao término deste tempo, foi removido da estufa e levado ao dessecador por 15 minutos, a fim de evaporar a água ainda existente nos retículos cristalinos do