pneu
Pneumática
Conceitos básicos de pneumática
Introdução
No universo da mecânica, muitas máquinas e equipamentos apresentam, além dos sistemas mecânicos (polias e correias, engrenagens, alavancas etc.), sistemas hidráulicos (funcionam à base de óleo) e sistemas pneumáticos
(funcionam à base de ar comprimido).
A utilização das máquinas pelo homem sempre teve dois objetivos: reduzir, ao máximo, a utilização da força muscular e obter produtos em grandes quantidades. A pneumática contribui para que esses dois objetivos venham a ser alcançados. Ela permite substituir o trabalho humano repetitivo e cansativo, nos processos industriais conhecidos.
De facto, com atuadores pneumáticos, certas máquinas e equipamentos tornam-se mais velozes e mais seguros.
Outra vantagem da pneumática é que ela pode atuar em locais onde a pura energia mecânica, hidráulica e elétrica seriam desvantajosas.
Ar
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de gases, tais como: oxigénio, azoto, néon, árgon, dióxido de carbono, etc. Junto com esses gases, encontrámos no ar atmosférico outras impurezas devidas à poluição (poeira, partículas de carbono provenientes de combustões incompletas, dióxido de enxofre etc.) e também vapor d’água.
Sendo abundante na natureza e gratuito, o ar atmosférico comprimido é a alma dos equipamentos pneumáticos.
Pneumática industrial
A pneumática industrial, por definição, é a soma de aplicações industriais, onde a energia da compressão do ar é utilizada, nomeadamente em atuadores (cilindros e motores). O controlo do trabalho executado pela energia da compressão do ar é efetuado por meio de válvulas.
O ar comprimido recomendado para o trabalho na pneumática tem de ser isento de impurezas e de água e apresentar pressão e caudais constantes.
1
AG2012
PNEUMÁTICA
Compressores
Compressores são máquinas que captam o ar, na pressão atmosférica local, comprimindo-o até atingir a pressão adequada de trabalho. Ao nível do