PLÍTICAS PUBLICAS PARA O ENSINO MEDIO
Centro de Ciencias Sociais da Educação
Licenciatura Plena em Pedagogia
Docente: Glória Maria Farias da Rocha
BIANCA BATISTA
THAYANNE MENEZES
Pesquisa : Políticas Públicas para o Ensino Médio
Belém
2014
BIANCA BATISTA THAYANNE MENEZES
Pesquisa : Políticas Públicas para o Ensino Médio
Trabalho apresenta a disciplina políticas públicas, ministrado pelo professor Glória Maria da Rocha.
Belém
2014
Pesquisa : Políticas Públicas para o Ensino Médio
Ao longo dos anos o ensino médio brasileiro vem sofrendo inúmeras mudanças, dentre elas está à lei 5.692/71 que priorizava o ensino técnico, onde se reorganizava um processo educativo no sentido de torná-lo objetivo e operacional e também nesta época o ensino médio era chamado de 2° grau.
Em 1996 teve à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394/96, o 2° grau passa a ser chamado de ensino médio e considerava-o sendo a última etapa da educação básica e tinha como duração mínima de 3 anos. Ela também tinha como objetivo de preparar o aluno para continuar os estudos tanto em um nível técnico ou superior.
O Plano Nacional de Educação, Lei nº 10.172/2001, estabeleceu metas para a educação no Brasil com duração de dez anos que garantisse, entre muitos outros avanços, o aumento da taxa de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a diminuição das desigualdades sociais e regionais, a ampliação do atendimento na educação infantil, no ensino médio e no superior. O Plano Nacional de Educação, tal como foi concebido, previu uma reavaliação de suas metas em cinco anos. Uma das mais importantes metas do Plano Nacional de Educação no que tange o Ensino Médio que diz a