Plágio
Atualmente os canais de comunicação aumentaram devido ao fato das informações estarem expostas de formas diferentes. Além do jornal, revistas, livros, telefone, televisão, rádio, obtemos os meios virtuais como e-mail, sites e blogs que hoje em dia devemos tomar certos cuidados a respeito, pois diante da velocidade de informações essa tecnologia da abertura para nos proporcionar conhecimentos por todo o mundo. Esta abertura por ser desenvolvida e de livre acesso causa danos muito comuns nos campos empresariais e acadêmicos como no caso de fraudes e plágios, gerando interesses nas pessoas em se auto beneficiar através destes recursos.
Estes atos tornam-se mais frequentes devido à necessidade de rapidez em se obter informações ou preencher currículos da Plataforma Lattes. Movidos pela pressa acabam utilizando dados de outros sem citações de fontes ou referências como se fossem de sua propriedade, incluem pessoas que não obtiveram participação no trabalho, anunciam cursos e formações que nunca foram feitos, entre outros. A facilidade desse tipo de ato é a de todos terem acesso a estas redes que abrangem diversas classes sociais, setores econômicos, empresas e instituições de ensino que se utilizam destes meios a procura de profissionais especializados e com um currículo perfeito e que de acordo com os dados expostos verificam se os mesmos se enquadram no perfil procurado. Casos de fraudes são mais comuns em currículos, pois criam um perfil falso de modo que impressionem e levam vantagens sobre os demais concorrentes. Casos de plágios são mais difíceis de serem descobertos, mas algumas instituições de ensinos e empresas incluíram métodos e sistemas com capacidades de identificarem a ocorrência de plágios nos textos e pesquisas.
A partir disso, fica claro da importância que se deve dar para evitar ou identificar fraudes e plágios, pois em qualquer oportunidade perfis falsos se aproveitam de pessoas inocentes de modo a tirar