plutarco
Viajou bastante pelo Mediterrâneo, passando pelas cidades de Esparta, Corinto, Patras, Sardes, Alexandria e duas vezes a Roma, onde, em determinado ponto, adquire a cidadania romana, passando a lecionar filosofia durante o reinado de Domiciano. Atuou também como preceptor (espécie de tutor e professor) do futuro imperador romano Adriano, ganhando posteriormente renome e prestígio nas cortes deste e na do imperador Trajano.
Plutarco deixou uma obra variada, de cerca de 230 livros, dos quais a grande maioria sobreviveram até nossos dias em versões integrais. O seu período mais prolífico é o da época de seu regresso a Queroneia, após a exitosa vida profissional em Roma. É importante ressaltar a grande variedade de assuntos abordados por Plutarco em sua obra, abordando desde ensaios sobre a obra de Platão, retórica e religião, passando por comparações entre a inteligência dos animais e dos homens. Merece destaque a obra denominada Bioi Paraleloi, ou Vidas Comparadas ou ainda Vidas Paralelas, que consiste numa coletânea de 64 biografias de vultos gregos e romanos, incluindo entre estes, personagens lendários (ou pelo menos de existência hoje incerta), sendo abordados aos pares, como por exemplo, Alexandre e César, Demóstenes e Cícero, Péricles e Fábio Máximo, entre outros. Tal obra é de suma importância para se ter uma melhor visãosobre o panorama da antiguidade clássica.
No seu regresso a Queroneia, é eleito arconte (membro da assembleia de nobres da antiga Atenas). Em 95 é nomeado sacerdote do templo de Apolo,