plinio
Este trabalho de conclusão de curso – TCC insere-se na área da educação e contempla a subárea da sociologia1 e da literatura.Estas subáreas serão abordadas nessa pesquisa, pois o tema explorado abrangerá: os direitos do autista de viver em sociedade.
O objetivo deste estudo foi o de conhecer a relação entre a formação cultural brasileira, a importância e o valor, que na atualidade, as pessoas dão aos autistas e seus familiares, como estão transmitindo esta ação às novas gerações. Pra tal recoremos à leituras de aportes teóricos inerentes ao tema em questão, o autismo. Vale dizer que o tema desta pesquisa foi eleito pelo fato de que muito pouco se ouve falar de pessoas com autismo, na verdade muitos diagnósticos errados eram dados a estas crianças e pais, que por sua vez não sabiam que rumo tomar, a quem procurar ou como deveriam tratar seus filhos.
Quando um pai recebe a noticia que vai ter um filho, muitas expectativas se cria em relação à esta criança, como ela será, coisas simples, de como será a cor de seus olhos, a cor do cabelo, qual será a profissão dela, a quem ela puxará, mas nunca se pensa qual deficiência ele terá?
Com isto a decepção é imediata ao receber a notícia ou diagnostico de que seu filho é diferente das outras crianças da família, ou até mesmo do vizinho. É quando chegam as maiores questões desses pais.
__________________________________________
1 Segundo Martins, Sociológico é:”[...] a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupo, associação, comunidade, etc, em vários tamanhos de ‘rede social’: desde de uma pequena família, até grandes grupos, religiosos, etc. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, as vezes se torna padronizada, mesmo em sociedade completamente diferentes.”
Contudo conclui-se de que quanto mais cedo esta criança for diagnosticada, mais fácil se torna o trabalho de profissionais da área, mais fácil se torna o aprendizado e o bom convívio