costumes integralistas e plinio salgado
Pag.9
Rituais dos integralistas Neste trabalho serão citadas três comemorações dos integralistas:
1º - Vigília da nação: comemoração que ocorre na noite de 28 de fevereiro por causado primeiro congresso integralista de 1934. Os presentes deveriam ficar em silencio e pedir a deus que ajudasse Plínio Salgado (chefe nacional) e que protegesse a todos os integralistas.
2º - noite dos tambores silenciosos: o dia de 7 de outubro era comemorado em homenagem ao dia da publicação do manifesto de 1932. O militante mais humilde e pobre, às 21 horas, sentava-se no meio do grupo e representava Plínio Salgado. Enquanto era feita a chamada dos Mártires da AIB (ação integralista brasileira), com juramentos, leituras e sermões, era cantado o hino “avante”. Naquele dia, a meia noite era feita a oração, reunindo os integralistas para se concentrarem durante alguns minutos.
3º - Comemoração das matinas de abril era feita no dia 23 de abril, dia 1º desfile nas ruas de São Paulo, em 1933. Ao amanhecer os militantes se reuniam em uma praça e ficavam em silencio com os braços erguidos.
Pag.3
Quanto à propagação dessa doutrina por meio da propaganda eram utilizados meios de comunicação como jornais, livros e o radio (que na época era o maior veiculo de comunicação). Em 1936, criou-se em SP, por seus respectivos integralistas o jornal Acção, diário vespertino que circulou ate 1938, ano em que Getúlio Vargas põe todos os partidos na clandestinidade.
Principais lideranças:
Plínio Salgado (1895-1975) nasceu em 22 de Janeiro em São Bento de Sapucai (S.P). Aos 18 anos criou um partido municipalista p/ combater a ditadura do governo estadual ( esta foi a primeira organização voltada p/ defender o municio). Com 25 casa-se com Maria Amélia Pereira. Casa-se de novo aos 36 com Carmela Patti. Candidata-se a presidência da republica em 1957. Foi convidado a ser ministro da educação mas recusou por não concordar os termos da constituição( é