plebiscito
Nesse regime de governo o presidente exerce as funções de chefe de estado e chefe de governo. Na função de chefe de estado ele escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Ele é o líder do poder executivo que possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos cumprindo fielmente as ordenações legais. Entre as principais funções do presidente estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandaras forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso e responder pela administração do setor executivo.
No governo presidencialista o presidente não se subordina ao parlamento que é a assembléia dos representantes eleitos pelos cidadãos e que exerce normalmente o poder legislativo, o presidente além de não se subordinar também não pode nele interferir.
Uma das principais diferenças desses dois sistemas de governo é que o sistema presidencialista tem uma nítida separação dos poderes executivo e legislativo, e no parlamentarismo o poder executivo depende do apoio do poder legislativo e os papéis de chefe de estado e chefe de governo são diferentes. No parlamentarismo é o primeiro ministro que passa a reger a nação com poderes ortogados pelos parlamentares que também elegem o governo. Já no outro sistema é supostamente o povo no poder porque somos nós que elegemos o governo.