plebiscito
O poder econômico tem interferido relativamente na politica brasileira. Antigamente, apenas a elite provida podia votar, excluindo amplos setores da sociedade e deixando de lado a democracia. Mesmo que, depois de muita luta, o voto livre foi conquistado, porem esse poder adquirido pelo povo não foi capaz de evitar a participação econômica no poder politico.
O financiamento de campanha tem grande relevância quando se trata do arrecadamento de fundos dos partidos para custear os gastos nas campanhas eleitorais, onde muitas vezes são utilizados o dinheiro público onde exprimem que é esperado que, quando se utiliza a verba publica financiamento público resolveria a desarmonia entre candidatos e partidos, além de diminuir a corrupção, porém de outro lado, as campanhas eleitorais podem ser financiadas por meio de capital privado, o que é uma escolha também relevante, uma vez que é de escolha própria da pessoa ser apto a patrocinar ou não.
O financiamento privado de campanhas eleitorais é o principal instrumento formal para que isso ocorra. No sistema brasileiro atual, empresas e pessoas físicas podem fazer doações para melhor facilitar as campanhas de dados candidatos. Evidentemente, os maiores doadores podem interferir de modo muito mais incisivo no processo de tomada das decisões públicas do que o cidadão comum.
Por outro lado, O financiamento exclusivamente público de campanha eleitoral consistiria na transferência de recursos financeiros do Estado, para os partidos políticos financiarem os gastos dos seus candidatos nas eleições