Trigonometria na Construção civil
Presentemente é comum os acadêmicos julgarem muitos assuntos matemáticos abordados em sala de aula como conteúdos afastados da realidade, muitas vezes dispensável e de pouca aplicabilidade, não conseguindo perceber, na maioria das vezes, sua utilidade além das circunstâncias apresentadas como modelo pelo tutor. Ademais, a percepção e o estabelecimento de relações entre os conceitos matemáticos aplicados nas primeiras fases – assim como nas demais - e os saberes presentes no meio social podem promover e facilitar a construção de novos conhecimentos. Diante disso, percebe-se a necessidade de o educando esquadrinhar estratégias que estimulem a construção de seus conhecimentos e a interação desde o início do curso com a sua área, contribuindo de maneira positiva para o seu processo de aprendizagem. Sendo assim, nesse trabalho acadêmico, visamos elaborá-lo apontando algumas aplicações na construção/área civil, abrangendo a função exponencial, trazendo junto à mesma a função logarítmica e também trabalharemos sobre a trigonometria – obtendo ênfase notadamente e especialmente ao triangulo retângulo e seus inúmeros “usos” em edificações, por exemplo -. Aplicações com o uso de polias, cujo no caso das móveis, apresenta uma equação que origina a relação entre a força necessária para elevar o componente/objeto e a quantidade de polias. A mesma é determinada e desenvolvida a partir do estudo e dos conhecimentos da função exponencial e da função logarítmica.
Ao trabalhar os conceitos relativos às razões trigonométricas presentes no triângulo retângulo imbricados aos saberes culturais da construção civil, procurou-se envolver os nossos conhecimentos em prol das contribuições deixadas pelos diversos estudiosos, bem como, também, em prol de nossos estudos e nossa futura profissão.
Desenvolvemos um trabalho procurando estabelecer relações entre os modos de operar matematicamente o mundo do trabalho dos profissionais da construção civil