estatistica
A Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é o estudo da Matemática responsável pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos (há um ângulo de 90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis, 30º, 45º e 60º, que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente. Nos triângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pela relação entre ângulos e lados. (N. MARCOS, 2014)
Percebe-se que a trigonometria possui inúmeras aplicações nos diversos ramos da ciência, principalmente na Engenharia Civil, sendo considerada uma importante aliada ao mundo moderno, por isso a extrema importância em estabelecer um paralelo entre teoria e a prática específica citada.
Na construção de uma casa, por exemplo, utilizamos inúmeros cálculos considerados primordiais para o sucesso da obra. Podemos utilizar as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente para calcular o ângulo de inclinação de um telhado e sua devida porcentagem, entendendo, portanto, a trigonometria envolvida no processo. O trabalho, a princípio, retrata os cálculos e informações necessárias a fim de encontrar o ângulo de inclinação de um telhado de duas águas, no Brasil, observando sua maneira de sustentação e o tipo de telha utilizada, relacionando assim os cálculos necessários.
A construção civil, presente no nosso cotidiano, demanda de cálculos seja para projetos estruturais, hidráulicos, elétricos, bem como em previsões de quantidades de materiais. Como se observa, a verificação do ângulo de inclinação na construção de um telhado é de grande importância para que não ocorram problemas posteriores com sua sustentação a fim de evitar acidentes, ou então, problemas como o acúmulo de água sobre o telhado, podendo ou não