Platão
ATPS – A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NA PSICOLOGIA
PROFESSORA: MARIANA RIBEIRO
Biografia: PLATÃO
Esse importante filósofo nascia na Grécia, na cidade de Atenas, em 428 ou 427 a.C. filho de pais aristocráticos, da antiga e nobre linhagem. Temperamento artístico e dialético - manifestação característica e suma do ensinamento grego, na mocidade ensinou livre curso ao seu talento poético, que o acompanhou durante a vida toda, manifestando-se na expressão estética de seus escritos; entretanto isto prejudicou sem dúvida a foco e a ordem do seu pensamento, tanto assim que várias partes de suas obras não têm verdadeira importância e valor filosófico. Foi filosofo e matemático. Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica.
Inicialmente, Platão se entusiasmou com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heraclito. (inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático - Panta rei ou "tudo flui", "tudo se move", exceto o próprio movimento). No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou com o filósofo Sócrates e tornou seu discípulo até a sua morte. Platão começou sua relação com Sócrates aos vintes anos, ele teve o prazer de experimentar dos seus ensinamentos e sua amizade por oito anos.
Diferente de Sócrates que era filho do povo, e só para recordar, o mestre não deixou nada escrito de seu próprio punho, tudo o que se sabe, conhecemos através do seu principal discípulo, Platão. Este mesmo não se limitou a repassar os ensinamentos de seu mestre, manteve Sócrates como seu personagem principal em seus diálogos e criou sua própria filosofia.
Quando discípulo de Sócrates e mesmo depois, Platão estudou também os maiores pré-socráticos. Juntamente com seu mentor, Sócrates e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural,