platão
Contexto histórico:
Platão vivenciou o final do período áureo da democracia ateniense e sua longa crise, testemunhando a invenção da política para a excelência de vida do povo grego. Crítico da política de seu tempo, questiona as ordens postas e propõe uma mudança radical na organização do poder na polis, afim de construir uma cidade justa, onde somente era possível realizar essa tarefa educando os governantes e os cidadãos.Platão criticava a democracia incapaz de garantir igualdade de direitos aos cidadãos, onde a liberalidade excedia a norma, onde dinheiro e interesses moviam as relações entre os homens.
Dados biográficos:
Platão nasceu em Atenas ou na ilha de Egina em 428 ou 427 a.C.. Filho de Aristão e Perictione , tinha mais três irmãos , estes foram Adimanto , Glaucão e Potone. Seu nome verdadeiro era Arístocles, Platão foi um nome que lhe deram, talvez pela largura dos ombros.
Em 408 a.C. Platão conhece Sócrates e se torna seu discípulo. Em 399 a.C. Sócrates é condenado à morte, e após a moste de seu mestre, Platão se refugia em Megara juntamente com outros discípulos de Sócrates, provavelmente para evitar perseguições por ter feito parte do círculo socrático.
Em 394 a. C. participou na Batalha de Corinto, na qual os Atenienses e os Tebanos foram derrotados pelos Espartanos e seus aliados.
Em 388 a.C. faz a sua primeira viagem à Sicília, com o objetivo de educar o rei Dionísio I. Platão residiu algum tempo em Siracusa, onde teve ocasião de estabelecer relações de amizade com Díon, político ambicioso, homem de superior cultura, a quem a obra de Platão interessava profundamente. A estadia não foi bem sucedida, dada a rivalidade existente entre Díon (que viria alguns anos depois a governar a Sicília) e o atual tirano, e seu cunhado, Dionísio I.
Tendo sido mal sucedida a sua primeira viagem à Sicília, regressa a Atenas e dedica-se à educação dos jovens e funda a Academia.
Em 367 a.C. Dionísio I morre, e seu filho Dionísio II toma a posse do