Gestão de Portfolio
Gestão de Portfólio não é simplesmente executar vários projetos ao mesmo tempo. Cada carteira (do latim portfólio) de projetos deve ser avaliada pelo ser valor de negócio, tempo, recursos alocados e estratégias adotadas.
Os Portfolios devem existir em função de um objetivo de negocio bem definido, com metas bem elaboradas e traçadas e um resultado alcançável.
Um gerente de projetos trabalha para que o “seu” projeto seja bem feito e tenha sucesso, enquanto que o gestor do portfólio vai trabalhar para que os projetos certos sejam executados da forma certa e que os objetivos do portfólio sejam alcançados.
A gestão de portfolio é um processo do gerenciamento de projetos que organiza em um só local (portfólio) uma serie de projetos com objetivos em comum de resultados, proporcionando a interligação dos objetivos estratégicos com a gestão dos programas e projetos, tudo isso para proporcionar um crescimento dos benefícios, uma redução dos recursos matérias, dos gastos financeiros e do material humano alocado para realização do projeto. (ADAPTAÇÃO LIVRE DE JOEL SOLON FARIAS DE AZEVEDO, PMP - INSPIRADO EM WHAT IS PROJECT PORTFOLIO MANAGEMENT? POR DUNCAN HAUGHEY, PMP EM PROJECTSMART.CO.UK)
Por meio da gestão de portfolio é possível selecionar os melhores projetos e controlá-los para que continuem satisfazendo os propósitos do negócio, mesmo depois do início do desenvolvimento.
Esse processo tem surgido como uma abordagem de apoio à tomada de decisão nas organizações. Seus métodos, técnicas e ferramentas contribuem para a minimização das incertezas e sistematização da decisão. Assim, a gestão de portfólio garante que o conjunto de projetos seja direcionado para atender aos objetivos do negócio.
No ano de 2007 o Project Management Institute (PMI) realizou o benchmarking em Gerenciamento de Projetos no qual obteve como resultado que a pratica da gestão de portfolio de projetos precisa ser melhorada.
Um estudo realizado pelo PMI (2008)