Contabilidade
O termo patrimonial tem origem no patrimônio da empresa, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações.
Juntando as duas partes, obtém-se o balanço patrimonial, equilíbrio do patrimônio, igualdade patrimonial. Em sentido amplo, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data.Além da mudança estrutural do Balanço Patrimonial, ressalta-se que a partir de 2007, houveram alterações nos critérios de reconhecimento dos ativos e passivos, tal como a extinção da conta Reservas de Reavaliação que exclui a possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado. Porém, a mesma lei traz a conta Ajustes de Avaliação Patrimonial, onde serão registradas as diferenças nos saldos de Ativos ou Passivos, devido aos ajustes a valor presente, destaca-se que sempre serão registrados os elementos de longo prazo e, somente se tiverem relevância para a demonstração contábil, os de curto prazo. Estes outros tópicos merecem um maior aprofundamento, não comportando no escopo do presente estudo.
Quais são as principais mudanças no Balanço Patrimonial?
As alterações societárias aconteceram por meio da implementação das leis 11.638/07 e 11.941/09, sendo esta última fruto da conversão da medida provisória 449/08, e possuem o intuito de uniformizar as normas contábeis brasileiras para uma maior proximidade com as Normas
Internacionais de Contabilidade. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostram que aconteceram mudanças significativas na estruturação da demonstração financeira em estudo. Além disso, identificou-se que a mudança na estruturação das demonstrações financeiras é um fator importante para a evolução contábil e para o alcance da internacionalização das normas contábeis no Brasil.