Platão
Os gregos foram os primeiros a refletir sobre sua organização social. Para os pensadores gregos, a democracia é o resultado da quebra de harmonia da pólis e de conflitos de interesse existentes nela.
Platão busca refletir o que é a política e sua verdade,sendo assim possível pensar a organização política ideal. Sua idéia era recuperar a pólis antiga e sua forma de governo, acabando com a democracia originada pela sua desarmonia .
O objetivo da pólis é alcançar o bem estar geral, é uma finalidade moral, que se objetiva na justiça, como uma família onde cada qual tem um lugar e de cada qual se espera um comportamento. Em sua formação o indivíduo não existe como elemento, portanto a pólis antecede o indivíduo. Sendo assim, a política não está orientada para atender às necessidades do indivíduos , mas sim ao bem estar geral.
Platão era um idealista. Para ele, os conceitos “têm vida” e fazem referência às coisas perfeitas. Existe um mundo paralelo ao nosso, que seria o “mundo das idéias perfeitas”, o qual nos permite emitir juízo de valor neste mundo em que vivemos, que seria o “mundo das idéias imperfeitas”, o mundo imperfeito.
Platão visava criar um conceito de política ideal, e tenta construir a forma ideal de governo e a idéia de organização da polis perfeita, para dar a oportunidade para que os operadores da pólis pudessem tentar alcançar esse conceito da pólis perfeita. Porém apenas conseguiriam se aproximar da perfeição que só existe como um ideal.
A estrutura política proposta por Platão é baseada numa idéia hierárquica, e composta por 3 níves: os guardiões perfeitos , que são os sábios perfeitos, aristocratas e que defendem a polis com seu saber; os guardiões auxiliares, que são os guerreiros que defendem a polis com arma nas mãos; e o povo, que são movidos por seus desejos e emoções. A virtude estaria no equilíbrio destas partes. A polis perfeita é uma sociedade estratificada onde todos são importantes de uma forma. A hierarquia não é dada de