Administração Pública
Administrar obedecendo à vontade de uma autoridade. O administrador Público irá realizar o seu serviço visando atender as necessidades da comunidade que elegeu para esse cargo. A administração pública é uma atividade constante e importante para a resolução dos problemas da sociedade no tempo. É função de o administrador público estar aberto a essas mudanças e não se acomodar com uma administração fixa, mas entender as relações entre os cidadãos, e destes com o Estado.
2. Cite e explique as formas de governo presentes na apostila e busque exemplos práticos de lugares que pratiquem esta mesma forma.
Parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança. O primeiro ministro é quem governa, e ele é nomeado pela maioria do congresso, normalmente do partido majoritário, ou seja, aquele que tem mais deputados e senadores. Acontecem em países como Alemanha, Inglaterra, Japão, etc.
Presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função do chefe de estado e chefe de governo. É o que temos no Brasil, o presidente tem poderes para governar, o congresso pode intervir, mas no nosso caso, é facultada ao presidente a emissão de medidas provisórias.
3. Quais são as 3 formas de divisão de poderes? Cite e explique cada uma delas.
Poder Executivo administra aquilo que é público e é responsável por gerir as ações e os recursos de um país com o objetivo de trazer o bem comum.
Poder Legislativo é responsável por criar leis. Esse poder, em algumas monarquias e repúblicas é formado por congresso, parlamento, assembléias ou câmaras. Outra função do poder legislativo é fiscalizar o Poder Executivo.
Poder Judiciário é exercido pelos juízes e possui a capacidade e a