Preparo fisico dos jogadores
São poucos os esportes que se pratica em tamanha área e tempo sem intervalo.
Em equipes não profissionais a preparação física e muito difícil de ser treinada, pois não existe período entre treinos e os atletas não têm responsabilidade alguma em questão do treinar.
No treinamento físico do futebol são treinadas diversas valências que são utilizadas no jogo em si, de acordo com Dantas, 2003 são:
Resistência: é a qualidade física que permite ao corpo suportar um esforço de determinada intensidade durante um certo tempo.
Força: Qualidade que permite a um músculo ou grupo muscular opor-se a uma resistência.
Flexibilidade: Qualidade física expressa pela maior amplitude possível de movimento voluntario de uma articulação ou combinações de articulações num determinado sentido, dentro dos limites morfológicos e sem provocar lesões.
Coordenação: Capacidade de realizar movimentos de forma ótima, com o Máximo de eficácia e economia de esforços. Mente e corpo proporcionando a combinação motora que permitira a realização de uma serie de movimentos com o Máximo de eficiência e economia.
Velocidade: Qualidade física que permite realizar a ação em menor tempo possível.
Agilidade: Valencia física que possibilita mudar a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível.
Equilíbrio: Consiste na manutenção da projeção do centro de gravidade dentro da área de superfície de apoio.
Descontração: Qualidade física eminentemente neuromuscular, oriunda da redução da tonicidade da musculatura esquelética.
Preparação física na pré-temporada
O treinamento na pré temporada em equipes profissionais divide-se em 50% físico (trabalhando todas as valências acima citadas), 30% tático (trabalhando jogadas ensaiadas, bolas paradas marcação, defesa e ataque), 20% técnico (trabalhando todos os