platão
Colégio Santa Felicidade
Assunto: Platão, o filosofo.
Professor: Claudinei Colodel
Aluna: Carlla Karolline da Silva n° 6 turma: 1ºC
Segunda-feira, 5 de Maio de 2014
O que vem primeiro o conceito ou a experiência? As ideias ou a realidade? O que vejo não é verdadeiro? Mais sim uma representação do que eu penso? Preciso primeiro experimentar as coisas para depois criar conceitos?
Isso me chamou muito a atenção, pois as concepções se diferenciam, entre os filósofos, criando assim vários questionamentos, sobre a origem e a verdade das coisas.
Platão, o filosofo apos Sócrates
Platão foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Ele nasceu em Atenas, por volta de 427/28, foi seguidor de Sócrates e mestre qual ficou conhecido era possivelmente um apelido, aparentemente ele se chamava Arístocles. Este filósofo se encontrava no limiar de uma época, entre os valores antigos e um novo mundo que emergia o que lhe propiciou uma riqueza de idéias sem igual. Ele tinha o poder de abordar os temas mais diversos, mais com a força da paixão e da criatividade artística do que com a lucidez da razão. Sua obra é um dos maiores legados da Humanidade, abrangendo debates sobre ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.
Ao contrário de Sócrates, que vinha de uma origem humilde, Platão era integrante de uma família rica, de antiga e nobre linhagem. Ele conheceu seu ilustre mestre aos vinte anos. Sócrates era bem mais velho, pelo menos quarenta anos separavam ambos, mas eles puderam desfrutar de oito anos de aprendizado conjunto. Platão teve acesso também, por meio de seu professor, aos ideais pré-socráticos. Com a morte de seu preceptor, o filósofo isolou-se, com outros adeptos das idéias socráticas, em Mégara, ao lado de Euclides.
Depois de viajar pela Magna Grécia e pela Sicília, Platão regressou a Atenas e fundou a Academia, que em breve se tornou conhecida e frequentada por um grande número de