plano de aula, biologia
Historicamente a disciplina de Biologia originou-se da antiga ciência natural, caracterizada basicamente pela memorização de conceitos e classificação dos seres vivos. Na década de 70 é que foram incluídas na disciplina atividades práticas e o discurso ecológico (por influência dos movimentos sociais).
Segundo Proposta Curricular de Santa Catarina (p. 148), seu estudo tem como função social contribuir para ampliar o entendimento que o indivíduo tem de sua própria organização biológica, do lugar que ocupa na natureza e na sociedade e das possibilidades de intervir na dinamicidade dos mesmos através de uma ação mais coletiva visando à melhoria da qualidade de vida.
Portanto, os conhecimentos biológicos estão inseridos em um contexto em que suas aplicações afetam diretamente as nossas vidas. Por este motivo, cada um de nós é obrigado a se preocupar com os fatos que envolvem a Biologia, não só para compreender a situação atual, mas para propor inferências/ soluções.
A Proposta Curricular cita KRASILCHICK (1991:3), que afirma que o indivíduo alfabetizado em Biologia é aquele capaz de:
a) entender a natureza da Biologia como ciência, suas possibilidades e limitações;
b) distinguir ciência de tecnologia, compreendendo as especificidades de cada uma delas;
c) compreender as características da Biologia como instituição social, as relações entre pesquisa e desenvolvimento e, as limitações sociais do desenvolvimento científico;
d) conhecer os conceitos básicos e a linguagem da ciência biológica;
e) interpretar dados numéricos e informações técnicas e tecnológicas;
f) saber onde e como buscar a informação e os conhecimentos biológicos.
No ensino médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (p.34) assinalam que a apropriação dos códigos, dos conceitos e dos métodos de cada uma das ciências