Lancamento de projeteis
Sabemos que de acordo com a Primeira Lei de Newton um corpo se mantém em repouso ou em Movimento Retilíneo e Uniforme (M.R.U.V.) caso as forças atuantes se equilibrem ou não haja força interagindo com aquele corpo. Em situação contrária a estas, ou seja, atuando uma força resultante sobre o corpo ou sistema de partículas haverá uma alteração no estado em que ele se encontra, configurando dessa maneira um movimento acelerado.
Estudaremos mais a fundo os lançamentos de projéteis, ou lançamentos oblíquos, nos quais o vetor velocidade da partícula tem uma componente vertical e uma horizontal estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos.
OBJETIVOS
Estudar a decomposição do movimento de um projétil em dois movimentos retilíneos.
Utilizar as equações do movimento retilíneo uniforme e uniformemente acelerado para determinar a velocidade de lançamento e de queda de um projétil.
Aplicar a conservação de energia mecânica
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Energia Cinética
De uma forma geral a energia é uma grandeza escalar (número) que associamos ao estado de um ou mais objetos. A energia cinética é a energia k associada ao estado de movimento de um objeto. Para um objeto de massa m cuja velocidade v é muito menor que a velocidade da Luz, temos:
A Energia Cinética é uma grandeza escalar - depende apenas da massa e do módulo da velocidade do objeto e nunca pode ser negativa. Será igual a zero somente quando o objeto estiver em repouso.
A unidade da energia cinética no SI é o joule (J).
Energia Potencial Gravitacional
Uma forma comum de energia é a energia potencial, designada pela letra U. Energia potencial é qualquer energia que pode ser associada ao arranjo de um sistema de objetos que exercem forças uns sobre os outros. Uma bola que é arremessada para cima é um exemplo de um sistema formado por dois objetos, a terra e a bola, onde a força entre