etica nos negocios
1 INTRODUÇÃO 3
2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4
2.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
2.1.1 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO 5
2.1.1.1 EXPANSÃO DA EMPRESA 10
2.1.1.1.1 PAPEL DA CONTABILIDADE NA EMPRESA 17
2.1.1.1.1.1 ASPÉCTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS 17
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem por objetivo o estudo do caso da empresa SCHINCARIOL, sua análise bem como as devidas interpretações sobre o caso.
Ao longo do mesmo, serão abordados todos os assuntos que dizem respeito a esse caso, como o comportamento organizacional da empresa estudada, sobre o código de ética dos profissionais contábeis que não foi seguido pelos profissionais da empresa, bem como outras informações importantes sobre a empresa que devem ser considerados para o completo entendimento do caso e para que seja possível o aprendizado com o mesmo.
2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
Como sabe-se, todo profissional precisa de seguir parâmetros éticos, independente de qual profissão, deve ter como prática os padrões éticos cabíveis no exercício de sua profissão.
Não diferente disso, os contabilistas também devem observar esses padrões éticos, os quais estão presentes no Código de Ética Profissional do Contador, RESOLUÇÃO CFC Nº 803/96.
No caso da SCHINCARIOL foi comprovado que houve fraude, sonegação, informações erradas, e outros erros por parte da empresa, e consequentemente, por parte dos contadores da empresa. Por ser uma empresa de grande porte e com várias filiais, é aparente que o envolvimento na fraude não foi apenas de algumas pessoas, mas de várias pessoas, entre funcionários e até pessoas externas à empresa, como os fornecedores.
O código de ética foi infringido pelos contadores da empresa, e a seguir será descrito alguns dos pontos presentes no capítulo II do código e que não foram cumpridos pelos contabilistas da empresa:
I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em