Platão o primeiro pedagogo
Trabalho de Filosofia
São Paulo 13 de abril de 2012
Introdução
Platão o primeiro pedagogo
Na história das idéias, o grego Platão (427 – 347 a.c) foi o primeiro pedagogo a gerar um sistema educacional para seu tempo e por tê - lo integrado a uma dimensão ética e política.
Como opositor da democracia, Platão defendia a idéia de que só poderiam ser governantes cidadãos de espírito cultivado, homens conhecedor do bem e do belo cuja a formação era moral.
Sendo ele considerado um dos primeiros idealizadores do totalitarismo, o filosofo via no sistema democrático que vigorava na Atenas de seu tempo, uma estrutura que concedia poder a pessoas despreparadas para governar.
Como Sócrates, Platão rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época e estava a cargo dos sofistas, encarregados de transmitir conhecimentos técnicos – sobre tudo a oratória – aos jovens da elite para torná-los aptos a ocupar as funções publicas.
Platão ao contrario, pensava em termos de uma busca continuada da virtude da justiça e da verdade, para ele, “toda virtude é conhecimento”. A busca pela virtude segundo Platão, deve prossegui pela vida toda – portanto a educação não pode se restringir aos anos de juventude.
Influencias
Para Platão, o poder deveria ser exercido por uma espécie de aristocracia, mas não constituída por ricos ou por uma nobreza hereditária. Os governantes deveriam ser definidos por sabedoria. Os reis deveriam ser filósofos e vice - versa.
A educação, segundo a concepção platônica, visava testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filosofo, que pregava a renuncia do individuo em favor da comunidade. O filosofo defendia que toda educação era de responsabilidade