educacao na antiguidade classica
O presente trabalho cujo tema é Educação na Antiguidade Clássica visa debruçar-se em torno do papel da educação, sua modalidade na Grécia antiga. As diferentes concepções da educação espartana e ateniense, bem como a sua organização, a sua estrutura, a sua modalidade e o seu objectivo.
Os primeiros pedagogos na Grécia Antiga ( sofistas e filósofos), sua influência na educação da antiguidade clássica. Onde mudaram as politicas g Gregas que eram caracterizadas por aristocracia para a democracia, através dos filósofos desenvolveu-se uma nova visão sobre a educação na Grécia, dando enfase a oratória e eloquência. Porem, a espartana tinha um sentido diferente de educação que era virada na formação física em demostração do patriotismo.
1. A Educação na Antiguidade Clássica
Clássico (500-338 a.C.) - O período de esplendor da civilização grega, ainda que discutível. As duas cidades consideradas mais importantes desse período foram Esparta e Atenas, além disso outras cidades muito importantes foram Tebas, Corinto e Siracusa. Neste momento a História da Grécia é marcada por uma série de conflitos externos (Guerras Médicas) e interno (Guerra do Peloponeso).
A Grécia e considerada como o berço da civilização ocidental, cuja acultura estendeu -se a todo universo a qual assimilamos desde o nascimento pois que, muitas das ciências conhecidas actualmente tiveram a sua origem na Grécia, dai foi a inconstância do seu estudo. Ainda se salienta que foi o primeiro a contribuir grandemente em novas áreas educacional, foram eles que deram a oportunidade pela primeira vez ao desenvolvimento individual.
Na Grécia antiga distinguem-se dois grandes sistemas de ensino; Educação de Antenas Educação Espartana
1.1 Educação espartana (750 – 600 a.C.)
A educação espartana, estava concentrada nas mãos do Estado e era uma responsabilidade obrigatória do governo. Estava orientada para a intervenção na guerra e a manutenção da segurança da cidade, sendo particularmente