Conclusão de Semestre
1.1 Orçamento geral
Orçamento geral retrata a estratégia da empresa e evidencia por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos, subdivididos em quadros auxiliares, onde estão refletidas quantitativamente as ações e políticas da empresa, relativas a determinados períodos.
Segundo Moreira (1989:1), é:
"Um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite á administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos".
1.2 Orçamento empresarial
O orçamento empresarial auxilia nas decisões financeiras que devem ser tomadas com base nas informações geradas por sistemas de informações contábeis e financeiras adequadamente estruturado. Um dos instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decisões financeiras é o orçamento empresarial, que é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos.
Segundo Sá e Moraes (2005,p.59):"o orçamento empresarial é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. Assim a técnica orçamentária projetará as prováveis receitas, verificando, assim, se a empresa encontrará suporte para manter-se no mercado. é preciso especializar-se, conhecer profundamente o mercado e o cliente, para antecipar-se às tendências, detectar as mudanças e atender às suas necessidades e exigências para obter maior precisão na elaboração do orçamento."
1.3 Fases do orçamento
1.3.1 Preparação do orçamento:
-define-se a remuneração dos acionistas observando o estatuto da empresa;
-cenário econômico previsto para curto e longo prazo;
-principais indicadores financeiros a serem atingidos;
-politicas da empresa; as metas em termos de