Platão e as ideias
Despertar no interlocutor, inicialmente, a consciência de que ele não sabia o que pensava saber. Sendo sua meta também, levar as pessoas ao autoconhecimento.
2. Em que a dialética platônica é diferente da do diálogo socrático?
A dialética platônica procura explicar a situação atual do universo e dos seres, não por meio de uma situação anterior, mas por meio de causas intemporais, que explicam sempre por que cada coisa é o que é.
3. Em que consiste o “método dos geômetras” que Platão adota?
Como principal consequência da utilização do “método dos geômetras”, Platão propõe que se afirme hipoteticamente a existência de ‘’formas’’, ‘’essências’’ ou ‘’ideias’’, que seriam os modelos eternos das coisas sensíveis.
4. Que Platão entendia por “ideia”?
Entende por ideias, algo como a inteligibilidade, a imutabilidade, elas são “concebidas” e não “vista” empiricamente como as coisas sensíveis. Em outras palavras, elas só podem ser alcançadas com o olhar da alma.
5. Quais as etapas do conhecimento segundo Platão?
A escalada parte do mais obscuro e instável até a máxima clareza e a máxima segurança.
6. Que significava a reminiscência para Platão?
Reminiscência para Platão é memoria, um conhecimento geral.
7. Que representava, na filosofia de Platão, a ideia do Bem?
Seria a fonte de toda luz, fazendo com que os objetos possam ser conhecidos e que nós possamos conhecê-los. É como o Sol.
8. Que relação existe, para Platão, entre filosofia e política?
Platão reconhece que não basta realizar uma política qualquer, insegura e oportunista. É necessário estabelecer primeiro suas bases, a justa política. Fazê-la pressupõe, assim, conhecimento e preparação. A política correta não pode ser feita sem uma ciência, uma ética, uma pedagogia. Pode-se inferir que a base da política é a filosofia.
Platão e as ideias - Filosofia
DIREITO - 1/C
Docente: João Batista
Discente: Silvanna C. Alves de Queiroz
RGM: 132884-1