PLATAO E AS IDEIAS
TURMA/TURNO: N2/NOTURNO
CURSO: DIREITO
MATÉRIA: FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA - PERGUNTAS SOBRE O TEXTO “PLATÃO E AS IDÉIAS”
1 – Que pretendia Sócrates com o diálogo?
R: O objetivo de Sócrates com o diálogo era despertar em seu interlocutor a consciência de que ele não sabe o que pensava saber, ou seja, ele fazia com que a pessoa descobrisse que seu pensamento não tinha fundamento algum, sentindo-se ignorante, a partir do momento em que a pessoa se libertava desse “falso saber” Sócrates fazia com que seu interlocutor desse a luz as suas próprias ideias, levando ao autoconhecimento.
2 – Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?
R: Sócrates exercia apenas o diálogo através do psicológico, fazendo com que seu interlocutor tenha um autoconhecimento através de perguntas que lhe eram feitas de forma muito hábil por Sócrates, já para Platão o diálogo não deve apenas permanecer no psicológico, deve ir além, deve ser um embate entre teses, um método que suba progressivamente do plano relativo e instável das opiniões até a construção de formas mais seguras de conhecimento, rumo à conquista da verdade.
3 – Em que consiste o “método dos geômetras “ que Platão entendia? R: O método dos geômetras utilizado por Platão consiste em levantar uma hipótese para resolver um determinado problema, se essa hipótese se sustentar ela pode ser a solução para esse problema, mas do contrario, levanta-se outra tese mais geral que a sobrepõe para resolver o determinado problema, chegando assim a um conhecimento verdadeiro.
4- Que Platão entendia por ideia? R: Para Platão ideias é um conjunto de “coisas” perfeitas, que não existem no mundo sensível, o que vemos nesse mundo são apenas cópias das coisas do mundo das ideias, o mundo perfeito.
5- Quais as etapas do conhecimento segundo Platão? R: