Platão - Resumo
Filosofo e matemático da Grécia Antiga (428 a.C. – 348 a.C. Atenas). Fundador da primeira academia de ensino superior. É considerado um dos principais pensadores gregos, ele influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferença do mundo idealizado (o mundo dos sonhos) e no mundo material (mundo real).
Este filósofo se encontrava no limiar de uma época, entre os valores antigos e um novo mundo que emergia, o que lhe propiciou uma riqueza de ideias sem igual. Ele tinha o poder de abordar os temas mais diversos, mais com a força da paixão e dacriatividade artística do que com a lucidez da razão. Sua obra é um dos maiores legados da Humanidade, abrangendo debates sobre ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.
O âmbito da filosofia, para Platão, se amplia, se estende a tudo que existe. Segundo o filósofo, o homem vivencia duas espécies de realidade – a inteligível e a sensível. A primeira se refere à vida concreta, duradoura, não submetida a mudanças. A outra está ligada ao universo das percepções, de tudo que toca os sentidos, um real que sofre mutações e que reproduz neste plano efêmero as realidades permanentes da esfera inteligível.
Segundo Platão, esses mundos não se misturam nunca.
Se usarmos uma caneta como exemplo, todos teremos a mesma percepção do que é uma caneta, pois é uma ideia fixa, isso faz com que ela pertença ao mundo material, mas a ideia de caneta é ampla, eu posso pensar em uma caneta azul e você em uma caneta vermelha, essa diferença de pensamentos faz com que a caneta pertença ao mundo idealizado. Resumindo, o mundo material é uma projeção do mundo idealizado.
Até o corpo humano se encaixa nessa ideologia, pois para Platão o corpo humano era divido em corpo e alma. O corpo era a matéria e a alma era o divino e o imaterial que o homem possuía. Enquanto o corpo sofre constantes mudanças sua alma continua intacta.Desde quando nascemos, temos a alma perfeita, porém não sabemos. As verdades