Diferença entre impressionismo e expressionismo
O impressionismo surge no cenário da pintura européia do inicio do século XIX com a obra de autores que não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia.
. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza.
A pintura impressionista:
A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
As figuras não devem ter contornos nítidos.
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
O que dá as sombras na pintura são os diversos matizes ou nuance de uma mesma cor.
Edouard Manet (não confundir com Monet) não se considerava um impressionista, mas foi em torno dele que se reuniu grande parte dos artistas que viriam a ser chamados de Impressionistas.
O Impressionismo possui a caracteristíca de quebrar os laços com o o passado e diversas obras de Manet são inspiradas na tradição. Suas obras no entanto serviram de inspiração para os novos artistas..
Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.
Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade.
Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto.
Aqui ele se opõe à objetividade da imagem,