Faculdade
Escultura do cubismo
Fauvismo
O Fauvismo foi um movimento situado entre 1905 e 1907 que buscava uma arte de equilíbrio e serenidade, sem temas perturbadores ou deprimentes. Ganhou esse nome em derivação do francês les fauves, “as feras”, que foi a expressão atribuída a pintores que romperam com o cânone impressionista vigente na época e usavam em sua obra traços e cores violentas.
Você Sabia?
O impressionismo foi um movimento do século XIX que buscava uma arte capaz de registrar a impressão captada em momentos específicos como o nascer do sol. A luz e o movimento tinham papel de destaque, sendo muitas vezes a obra composta ao ar livre para se aproximar da realidade. Seu principal expoente foi Claude Monet.
O contexto histórico desse movimento é marcado pela Revolução Industrial, que trouxe ao mundo uma dinamicidade e velocidade que não mais permitiam o estudo profundo e pausado de épocas anteriores, deixando o mundo artístico numa ebulição de ideias e experimentação do novo. O aprendizado acumulado é questionado e abre-se espaço aos instintos.
A pintura do movimento é fortemente influenciada por Van Gogh e Gauguin. Esse marcado pelo primitivismo e aquele pela paixão e cores fortes e puras. A estética é marcada pela desordem e instinto. A tela é plana, abandona-se a tridimensionalidade. O desenho e a forma perdem o valor, sendo a deformidade a preferida entre os artistas.
Resumidamente o Fauvismo possui como principais características a pincelada violenta, espontânea e definitiva; a ausência de ar livre, tão utilizada nomovimento anterior; o colorido brutal; a autonomização do real; o uso de cores puras e manchas largas. Seus principais artistas foram: Georges Braque, Andre Derain, Jean Puy, Maurice de Vlaminck e Raoul Dufy.
b) Expressionismo
O Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX, concomitante ao Fauvismo que se aflorou na França. Ambos foram responsáveis