agenda 21
UNIDADE SÃO PAULO – (SP) – CAMPUS VILA MARIANA (VM) UNIBERO
GESTÃO HOSPITALAR
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Aluno: Fábio Tavares de Souza R.A.: 9911151376
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA.
“O Caminho da Sustentabilidade”
Prof.(a) Luciana Santos Barbosa
São Paulo, Setembro de 2014.
Introdução
A importância de continuidade da vida humana não é apenas pensar em conservar o meio ambiente, devemos manter a vida em sociedade com sustentabilidade e preservação. Para tal, a Agenda 21 propõe como alicerce da sustentabilidade o fortalecimento da soberania popular e da cidadania e que as pessoas participem do processo de desenvolvimento, combinando os ideais de moral, integridade, conhecimento, democracia e satisfação de necessidades pessoais. Porém, estes deveres não são levados em conta, pois com a industrialização o homem explora mais o meio ambiente do que o mesmo pode oferecer. Ficando ameaçado de perder seus recursos para sua sobrevivência e necessidade da vida em sociedade.
Desenvolvimento
O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 1989 com a aprovação em assembleia extraordinária das Nações Unidas, uma conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a segunda Conferência Rio-92 ou Eco-92, em 1992 no Rio de Janeiro, onde representantes de 179 governos aceitaram adotar o programa.
A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.
Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões:
Socioeconômica.
Conservação e gestão dos