Fichamento - Reforma ou Revolução, de Rosa Luxemburgo
Departamento de Sociologia – Sociologia II
Profª Raquel Weiss
Aluno: Evair Vargas Prestes (242989)
Fichamento
Rosa Luxemburgo - "Social Reform or Revolution". Militant Publications, London, 1986.
PREFÁCIO: “Na controvérsia entre Bernstein e os seus partidários, o que está em jogo – e no partido cada um deve ter consciência disso – não é este ou aquele método de luta, nem o emprego desta ou aquela táctica, mas a própria existência do movimento socialista.” - Bernstein acredita que o movimento é mais importante do que a reforma e/ou a revolução social. Para ele, o movimento é tudo.
PARTE I
1- O MÉTODO OPORTUNISTA
“Entretanto, o essencial da teoria de Bernstein não é a sua concepção das tarefas práticas da socialdemocracia, o que interessa é a tendência objetiva da evolução da sociedade capitalista que decorre paralela a essa concepção. Segundo Bernstein, um desmoronamento total do capitalismo é cada vez mais improvável porque, por um lado, o sistema capitalista demonstra uma capacidade de adaptação cada vez maior e, por outro lado, a produção é cada vez mais diferenciada." - Para ele, o fato de o capitalismo estar em constante adaptação, assim, não existindo uma crise geral e do aumento de níveis de proletariado, que em muitos casos acabam chegando a níveis mais altos na escala de classes sociais (como por exemplo, a ascensão da classe C).
2- A ADAPTAÇÃO DO CAPITALISMO
“Os mais eficazes meios de adaptação da economia capitalista são a instituição do crédito, a melhoria dos meios de comunicação e as organizações patronais.”
Crédito – “A função específica do crédito consiste em corrigir tudo o que o sistema capitalista pode ter de rigidez, introduzindo-lhe a elasticidade possível, em tornar todas as forças capitalistas extensíveis, relativas e sensíveis. Só consegue, evidentemente e por isso mesmo, facilitar e agudizar as crises que se definem como o choque periódico entre as forças