agronomia
1. INTRODUÇÃO A utilização da Informática na Medicina Veterinária vem, progressivamente, contribuindo para avanços tecnológicos e científicos de grande importância comprovando, definitivamente, a conveniência da união destas duas áreas. O envolvimento da informática no ensino superior abre janelas de comunicação e novas perspectivas que, certamente, facilitarão a vida do aluno, do Médico Veterinário, a de seus clientes e pacientes.
2. DESENVOLVIMENTO A evolução na área da Informática relacionada à Veterinária se reflete tanto no campo clínico como no de pesquisas e de publicações técnicas e científicas difundidas através da Internet que propiciam o acesso a farto material facilitando de sobremaneira o aperfeiçoamento profissional.
A diminuição de tempo na obtenção de resultados laboratoriais conseguidos através do uso das Tecnologias da Informação (TI) vem promovendo uma evolução mais acelerada da Medicina Veterinária, tornando os métodos de diagnósticos mais claros e menos evasivos e o mais importante, salvando vidas. A melhoria nas áreas clínica (softwaregerenciador de clínica), cirúrgica (equipamentos hospitalares), científica (computação gráfica para apresentação de projetos de trabalho) e rural (software gerenciador de fazenda) é a evidência das vantagens na união dessas duas áreas.
Na área da Medicina Veterinária, a grande importância da informática, destaca-se especialmente na área de clinicas, laboratórios e Universidades de todo país. Com o auxílio de técnicas de processamento automatizado de imagens os computadores são utilizados em um largo espectro de aplicações que vão desde o diagnóstico de moléstias até o monitoramento de pacientes durante