fichamento rosa luxemburgo - reforma ou revolução
O texto apresentado por Rosa baseia-se em época onde os grandes líderes da social democracia alemã analisavam os conceitos gerais do marxismo, sendo um deles era Eduard Bernstein. Bernstein passa a acreditar em reformas no sistema capitalista e deixa de lutar por uma revolução das classes, sendo assim, a autora contrapõem conceitos e modelos da sociedade proposto por ele.
PARTE I
1. O Método Oportunista
Segundo Bernstein, o desmoronamento total do capitalismo esta cada vez mais improvável, por dois principais motivos: adapatação cada vez maior e a produção diferenciada. Na opinião de Bernstein, a capacidade de adaptação do capitalismo esta em 3 pontos: 1 -Não existe mais crise generalizada, pelo fato da evolução do crédito nas organizações; 2-Na sobrevivência da classe média e diferentes ramos de produção e proletariado; 3-Melhora na econômica e política do proletária, através da ação sindical;
Na óptica de Bernstein não se deve visar a conquista do poder político pela classe trabalhadora, mas melhorar a situação e instaurar o socialismo não na seqüência de uma crise social e política, contradizendo a idéia social-democracia de que a conquista seria através de uma grande crise.
Considerando que o sistema capitalista faz nascer de si próprio as contradições internas. Portanto o socialismo cienteifico baseia-se em 3 dados fundamentais do capitalismo: 1-anarquia freqüente da economia.2-socialização crescente do processo de produção.3-organização e na consciência de classe cada vez maiores do proletariado, sendo esse um elemento ativo da revolução eminente.
Mas Bernstein elimina o primeiro fundamento. Acredita que o capitalismo não está caminhando para um afundamento econômico geral.
Os fenômenos apontados por Bernstein como sinais de adaptação do capitalismo anulam as contradições internas da economia capitalista. Se as fusões, o sistema de crédito, os sindicatos, etc. anulam as contradições,