Processo Industrial Produção Ouro
Graduação em Engenharia de Controle e Automação
Mateus Gualberto Ramalho
PROCESSOS INDUSTRIAIS:
PRODUÇÃO DO OURO
Belo Horizonte
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1. O ouro
O ouro (do latim aurum, "brilhante") é um elemento químico de número atómico 79 (79 prótons e 79 elétrons) que está situado no grupo onze (IB) da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. O seu símbolo é Au.
1.2. Características gerais do ouro
Tem peso específico de 19,32 g/cm3. Seu ponto de fusão 1.063ºC e seu ponto de ebulição é 2.970ºC. Apresenta dureza de 2,5 a 3,0 na escala Mohs.
O ouro é um dos poucos metais que ocorre na natureza em estado nativo.
Cristaliza-se no sistema cúbico e ocorre, na maioria das vezes, em forma de octaedros.
É muito comum, ocorrer também com impregnações quartzosas
O ouro forma complexos teluretos tais como: Silvanita: (Au,Ag)Te, Crennerita: (Au,Ag)Te, Calaverita: AuTe2 , entre outros.
A granulometria do ouro tem uma gama de variação muito grande, desde micra até blocos que atingem dezenas de quilos. A esses blocos tradicionalmente denomina-se de pepitas. Historicamente, o maior número de grandes pepitas foram encontradas na Austrália no século passado. A Molvague (Victoria) pesou 95kg, enquanto que Wellcome Stranger, encontrada na localidade de Dunolly, apresentou um peso de 70,9kg. Na Rússia, em 1842, foi encontrada uma com cerca de 35kg. No Chile, cita-se que foram encontradas pepitas de até 153kg. Nos Estados Unidos, na Califórnia, citam alguns autores, que se encontrou a maior até hoje conhecida, a Hill End, com 350kg.
No que se refere a pedras preciosas, como o diamante, um quilate representa uma massa igual a duzentos miligramas. A unidade de massa foi adotada em 1907 na Quarta Conferência Geral de Pesos e Medidas. O quilate pode ser subdividido ainda em 100 pontos de 2 mg cada.
Aplicado ao ouro, entretanto, o quilate é uma medida de