Uma Professora muito maluquinha
A jovem Cate, 18 anos, depois de estudar na capital, volta para sua cidade nointerior de Minas Gerais, para dar aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os alunos assim que chega, mas seu comportamento não agrada às professoras conservadoras quetinham na escola.
As aulas da Professora Maluquinha são uma aventura feliz, uma contínua brincadeira, a cada dia uma novidade. Toda aula começa com uma frase diferente no quadro e um prêmio paraquem a ler mais depressa. Depois, ao invés de fazer chamada a professora solicitou que os alunos escrevessem o nome um do outro e depois embaralhou o nome de todos e pediu que eles arrumassem na ordemalfabética, assim ela conseguiu que eles descobrissem como colocar em ordem os nomes iguais.
Cate inventa a máquina de ler: uma bobina de papel de embrulho de loja com uma manivela. Ela gira o rolo eas crianças leem os versos que surgem de baixo para cima. Aproveita e leva a classe para assistir ao filme Cleópatra no cinema da cidade, assim que foi inaugurado. E assim seus alunos conhecem aHistória Universal, decoram tabuada com música e leem cada vez mais depressa.
A professora era apelidada de maluquinha por ser diferente das suas colegas de trabalho, pois ela utilizava a brincadeira comouma das metodologias de trabalho, como a forca, jogos de rima, caça palavras, cartazes, capas de revistas ou anúncios para ensinar as crianças. Com isso os alunos se empolgam na sua sala e faziam muita bagunsa e ai atrapalhava outras