Platão - Menon
Professor Artur Rocha Visintainer
1 - Descreva a moral da kalocagathia e a relacione com o espírito agonístico.
É um conceito grego derivado da expressão “kalos kai agathos”, que significa literalmente belo e bom, ou belo e virtuoso. Partindo do princípio de que o conceito de virtude para os gregos relaciona-se diretamente com a autenticidade com que os mesmos concebiam sua existência, compreende-se a kalokagathia como sendo uma moral heroica, cujo sentido eleva o indivíduo ao extremo, à suprema vontade, à capacidade de viver de acordo com as suas máximas potencialidades."
A palavra Kalokagathia descreve um ideal de conduta pessoal. Deriva das palavras gregas Kalos (belo, nobre, bondoso) e agathos (bom, virtuoso). Kalokagathia é a maneira de vida que o aristocrata ateniense valorizava e procurava e representa a paixão do homem grego pelas belas formas tanto físicas quanto mentais através das imagens de Aquiles e Ulisses.
A moral da Kalokagathia nos é apresentada no poema Ilíada. O herói Aquiles, protagonista desta epopeia, demonstra ter valores bastante individualistas, é infiel, vaidoso e preocupa-se muito com seu sucesso, com sua vitória. A beleza é muito valorizada, considerando-se aquilo que é belo, bom. Para os antigos gregos, a perfeição do corpo era tão importante quanto o caráter, uma pessoa completa deveria, além de cultivar suas virtudes intelectuais, exercitar o corpo para mantê-lo saudável e belo. A beleza física, para estes homens, está ligada com a perfeição moral. Aí está o cerne da Kalokagathia: Junção do belo e do bom, do virtuoso com aquilo que é esteticamente bonito. Esta moral não é doutrinadora, como o cristianismo, por exemplo. Percebe-se que a moral da Kalokagathia apresenta a supremacia da vontade do indivíduo com a leitura das epopeias gregas atribuídas a Homero.
A moral da Kalokagathia pode ser traduzida (a grosso modo) como "a moral do bom e do belo". Tal moral associa-se diretamente as noções de individuo correntes